quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A aventura de novo ano lectivo

Por estes dias, em todos os graus de ensino, uma nova aventura de conhecer e aprender teve início nas escolas e nas instituições do ensino superior. O grande objectivo deveria ser o de "empoderar" os alunos e professores de novos conhecimentos, de novas aprendizagens, de um verdadeiro poder mágico para mudar e transformar as coisas, as situações, os comportamentos e as vidas das pessoas para enfrentar as realidades de uma sociedade emergente em que as dificuldades e os desafios se apresentam e avolumam de dia para dia. Será que é isso, de facto, o que está no espírito dos principais actores, das respectivas instituições e das políticas que lhe estão subjacentes? Não é claro e muito menos com a intensidade e o envolvimento necessário e desejável para atingir tão grande desígnio. Sabemos, no entanto, que o problema não é apenas dos países com mais dificuldades ou em crise profunda mas em todo o lado. Falta, efectivamente, perceber o sentido e o papel do conhecimento e da aprendizagem na acção humana como realidades transversais sem as quais as emoções, os setimentos e o comportamento consciente do ser humano não é possível.
É preciso, pois, acolher e trabalhar desde o começo, com afinco e determinação para que aconteça uma nova era de esperança e confiança no futuro que, com certeza, não poderá ser desligada desse poder mágico de conhecer e aprender que é próprio das pessoas. Mais um ano lectivo, de formação, de construção de conhecimento e aprendizagem para continuar a transformar o mundo dos homens é o que realmente terá que estar na primeira linha de acção de todos aqueles que não desistem e persistem nesta grande aventura de ser e de tornar-se mais humanos.

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